segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Como é realmente o temperamento do cão Pit Bull

São cães que se apresentam dóceis com humanos, porém, podem apresentar agressividade contra outros cães(característica comum em cães do grupo terrier). Qualquer característica que fuja a essas já mencionadas é totalmente indesejável, sendo fator desqualificante no padrão da raça.
O American Pit Bull Terrier não é a melhor escolha para os que procuram cães de guarda por ser extremamente amigável mesmo com desconhecidos. Comportamento agressivo para com o ser humano não é característico da raça, portanto isso é extremamente indesejável.
É recomendável que por ocasião de passeios públicos estejam sempre com focinheiras que inviabilizam ataques a outros cães. Aliás, é recomendável que todos os cães, de raça ou sem, quando em espaço público estejam na guia, nunca devendo os cães ficarem soltos.
O American Pit Bull Terrier(APBT) e seus parentes tinham uma reputação de cães leais e confiáveis durante as primeiras décadas do século passado. Nos últimos anos, contudo, essa imagem mudou graças a sua utilização de forma irresponsável. A extrema popularidade também gerou problemas para a raça, já que são realizados muitos cruzamentos inescrupulosos, o que pode gerar cães com desvio de comportamento.
Assim como há criminosos criando Pit Bulls para brigas e para amedrontar pedestres nas ruas, há também criadores sérios e éticos de APBT, sendo estes a grande maioria. Os maus criadores treinam os cães para serem armas, e ao acontecer algum acidente responsabilizam a raça. O resultado é o preconceito indiscriminado, que faz autoridades banirem Pit Bulls das comunidades.

Pit Bull red nose, em alerta
Na verdade, o Pit Bull é um cão inteligente, seus exemplares são obedientes e dóceis; são cães saudáveis, rústicos, que reclamam pouco e oferecem muito aos seus donos.
Há até mesmo casos de cães que servem de guias para cegos e já são usados como cães de terapia em hospitais e clínicas para ajudarem crianças deficientes.
Assim como outros cães, Pit Bulls podem ser defensivos com relação ao seu território, mas, de modo geral, cães de luta não são territoriais com humanos. Como em todas as outras raças, alguns de seus membros mostram uma desconfiança com relação a outros animais(como cães e gatos, por exemplo), e uma propensão a atacar animais que se aventurem a cruzar seu caminho e lhe confrontar, no caso do Pit Bull, essa agressividade com outros animais é tida como normal, visto ser um cão criado para rinhas. Como já dito, devem ser sociabilizados com outros cães desde filhotes.
Segundo resultados da American Temperament Test Society (ATTS), instituição que estuda e avalia o temperamento e comportamento de milhares de cães de diversas raças, diante de situações variadas, pessoas diferentes, o seu equilíbrio, capacidade de avaliação e reação, instinto de proteção e agressividade, o American Pit Bull Terrier teve um dos maiores índices de aprovação, estando dentre os mais dóceis e menos propensos a atacarem uma pessoa, ficando inclusive a frente de Collies, Cockers, Pastores Alemães, Golden Retrievers, e Dálmatas.